Top 15 K-Pop Singles de 2017

Uma grande ano para a música pop coreana em todos os sentidos: lançamentos, expansão de mercado, revelações e comebacks.

Dentre tudo que saiu esse ano, nossas 15 músicas favoritas de 2017 seguem nessa lista.


15. BTS – NOT TODAY

Se começa a tocar, você começa a dançar.


14. TAEYEON – MAKE ME LOVE YOU

O que Carly Rae Jepsen lançaria caso fosse coreana ou a forma que Taeyeon seria vista no ocidente caso cantasse em inglês. Balada pop grandiosa e festiva que apenas elas conseguem entregar hoje em dia.


13. KARD – DON’T RECALL

Foi interessante quantas pessoas passaram acompanhar KPOP em 2017 e o quanto ‘Don’t Recall’ influenciou para que isso acontecesse.


12. HYUNA – BABE

Tropical house pode ter chegado ao ponto de saturação logo no começo do ano, mas nada que HyunA não consiga tornar cool novamente por mais algum tempo.


11. WINNER – REALLY REALLY

Muitas músicas no KPOP esse ano confiaram seus refrões em EDM-drops, talvez por isso seja fácil de entender porque ‘Really Really’ é o melhor refrão de pop-dance do ano, afinal, todo mundo quer cantar junto na principal parte da música. Coreografia acessível que a gente aprende logo de primeira também ajudou pra que Winner ficasse em nosso repeat em boa parte de 2017.


10. SUNMI – GASHINA

Se ‘Why So Lonely’ foi um dos nossos singles favoritos de 2016, mesmo com o fim do Wonder Girls posteriormente, SUNMI veio pra não deixar a gente ficar triste por muito tempo.


9. G DRAGON – UNTITLED

G Dragon fazendo uma balada acústica, onde isso poderia dar errado?


8. KARD – RUMOR

KARD é provavelmente maior mundialmente do que na Coréia e o fato de ‘Rumor’ não ter sido no mínimo Top 5 no UK e Top 10 na Billboard é uma das maiores vergonhas que vimos na música esse ano.


7. BLACKPINK – AS IF IT’S YOUR LAST

Se nem o Batman resistiu, imagina a gente, não é mesmo?


6. TAEMIN – MOVE

Melhor single masculino do ano, no Kpop ou fora dele.


5. BTS – SPRING DAY

2017 foi provavelmente o ano mais importante na carreira do BTS e nada poderia ser diferente se tudo começou com ‘Spring Day’.


4. EXO – KO KO BOP

Provavelmente nem os haters do EXO tem coragem suficiente para falar algo de ‘Ko Ko Bop’.


3. RED VELVET – RED FLAVOR

Um pouco absurdo na primeira vez, um grande vício logo em seguida. Foda-se o MAMA, ‘Red Flavor’ hino do verão na Coréia, na Ásia e aqui em casa também.


2. EXID – DDD

Estética, visuais, música e atitude tudo no ponto certo. Quase tão icônico quanto ‘Up & Down’. Exid é um grupo tão polído que excelência é o mínimo que elas nos acustumou a esperar. Que bom que elas sempre entregam.


1. IU – PALETTE

Não é difícil entender por que IU é a artista que mais transita entre o público que acompanha ou não a cultura Idol, e mesmo quem não a conheça, ‘Pallete’ já é uma boa amostra de como ela consegue ser quase uma unanimidade na música coreana.