Qual o melhor reality de música de 2016? E porquê é o X-Factor Austrália? A gente responde

xfactor

Mostrando que mesmo após quase uma década e meia, desde que estreou no UK, ainda é possível deixar o programa fresco e dinâmico, começou nesta segunda-feira (3) a tão aguardada, pelo menos por mim, oitava temporada do X-Factor australiano.

Com tudo renovado, e isso vai desde o painel de jurados até a identidade visual do programa, Iggy, Adam e Guy comprovaram que a harmonia que vinha sido vendida entre eles nas promos da temporada realmente funcionou no corte final.

Com bastante foco nos bons candidatos (só nesse primeiro episódio surgiram pelo menos uns 4 potenciais finalistas), a edição também soube como dosar a parte cômica que é sempre bem vinda. Como resultado, os 57 minutos de duração dessa estreia passou como se fosse apenas 30.

Como há muita coisa envolvida para que um programa como o X Factor funcione bem, nem vou tentar comparar com as versões do UK ou Brasil, mas caso o tempo esteja apertado e você não possa optar por assistir todas, a minha dica é: fica com o australiano.

Lá você vai encontrar ótimos candidatos, de variados estilos, como a dupla fofíssima Brentwood Duo, já bem famosinha no Youtube:

Ou essa garota, que com apenas 14 anos, fez isso:

Mas também vai poder dar risada com o que Iggy e Adam fizeram durante essa audição.

Abaixo fica o link para assistir o episódio de estreia completo, mas caso resolva acompanhar a temporada é bom ficar atento. Até o início dos live shows, a emissora que transmite o programa na Austrália costuma decidir em cima da hora quantos episódios irão ao ar durante cada semana – e como esse ano começou com atraso, é capaz que tenha pelo menos uns 3 ou 4 episódios por semana nesse primeiro mês.

Caso você esteja se perguntando como ficou a divisão das categorias, esse ano não terá Boys e Girls, apenas Menores de 22 anos, Overs, Groups e a maior novidade da franquia: os Underdogs.

Sabe quando aquele participante maravilhoso fica de fora por conta das vagas? Então, um novo jurado (ainda a ser anunciado) entrará no programa após a formação dos times regulares e escolherá quem, dentre os eliminados, voltará para a competição, montando assim um time misto.

Talvez o fato de Dami Im, eliminada na Casa do Jurados e trazida de volta após a desistência de um dos finalistas, tenha feito os executivos do programa reverem melhor a posição desses competidores – até porque além de ter vencido, Dami acabou se tornando o maior nome da versão australiana até agora.